Indústria 4.0: qual o impacto do fulfillment nessa mudança de mercado?

29 de março de 2023

Os avanços tecnológicos vêm trazendo mudanças significativas para o mercado, em especial para o setor de alimentos.

Vivemos um momento em que tudo é tecnológico, digital e volátil – e a indústria 4.0 nada mais é do que o uso deste avanço em prol da melhora da gestão e dos processos de um negócio. No caso da indústria de alimentos, este avanço entrega ao digital a decisão de iniciar, parar, acelerar ou reduzir processos. Isso garante vantagens competitivas ao mercado, como a redução dos custos e desperdícios, bem como a melhora nos resultados. Em outras palavras, a indústria 4.0 ajuda o setor de alimentos a alcançar o patamar mais alto de performance em tecnologia.

A integração do consumidor com a cadeia alimentar garante processos eficientes, isso porque o digital proporciona a oportunidade de criar e desenvolver tudo de forma ágil e rápida, gerando uma experiência única aos consumidores. Diante desse cenário, o grande desafio de setor é atender ao crescente mercado consumidor global. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, será preciso produzir 70% mais alimentos e bebidas para atender a população mundial em 2050.

Qual o impacto do Fulfillment na indústria?

Crescente no Brasil, o fulfillment está atrelado ao conjunto de processos que envolvem desde o momento do pedido à entrega e pós-venda do produto. Aplicado em diferentes setores, o processo também é uma realidade no setor de alimentos e bebidas, que tem como ponto de atenção a manutenção de insumos, tendo em vista a sensibilidade de seus itens. Globalmente, estima-se que 14% dos alimentos sejam perdidos entre a colheita e a venda e, quando o foco é voltado para frutas e vegetais, o percentual aumenta para 20%.

Para garantir qualidade ao consumidor final, a cadeia B2B precisa conduzir os processos com praticidade, eficiência e de forma condizente com as necessidades e especificidades demandadas pelos produtos oferecidos.

Para simplificar, listamos os 5 principais impactos do fulfillment na indústria:

  1. Redução dos custos de abastecimento para as indústrias:

As despesas de armazenagem e logística muitas vezes estão atreladas ao aumento da competitividade do setor no mercado em que atua. Assim, o fulfillment torna-se assertivo justamente porque elimina a necessidade de um armazém próprio, contribuindo para a redução dos custos fixos de manutenção da estrutura física e transporte em três temperaturas.

  1. Aumento da capilaridade de vendas para as indústrias:

A partir da reestruturação, cria-se a possibilidade de a indústria aumentar a abrangência da empresa no mercado de atuação para atendimento de novas demandas, impulsionando, também, a capilaridade das vendas para nível nacional.

  1. Foco no processo produtivo:

Deixar a armazenagem e movimentação do estoque para empresas especializadas permite que a indústria se concentre em outros pontos de produção. Dessa forma, a indústria consegue focar e aderir a outros pontos da cadeia produtiva, que também estão diretamente relacionados à qualidade do produto ofertado.

  1. Maior acesso para as redes de franquias e independentes:

Quando as empresas concentram em seu marketplace todo o ecossistema de food service com fornecedores homologados, cresce a possibilidade de que micro e macro empresas tenham acesso aos melhores preços, prazos, condições de compra e pagamento.

  1. Maximização dos lucros:

O fulfillment opera com estabilidade do CMV que, para o food service, está atrelada ao aumento dos lucros de toda a cadeia.

A 6place é uma plataforma digital de abastecimento para redes de alimentação em que a indústria pode avançar seu estoque para nosso centro de distribuição. Cuidamos da logística para os restaurantes, além de realizarmos picking, packing, separação e armazenamento em três temperaturas.

Entre em contato e saiba mais.

busca