Franquias alimentícias estão entre as que mais crescem no mercado

14 de julho de 2023

Food Service registrou aumento de 21,2% na receita e está entre os três principais setores do franchising.

O mercado de franquias teve um crescimento de 17,2% em seu faturamento nominal no 1º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita passou de R$ 43,380 bilhões para R$ 50,854 bilhões, é o que aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising referente ao primeiro trimestre deste ano, realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. No acumulado de 12 meses, o franchising brasileiro cresceu 16,1%.

O setor de Alimentação – Food Service, cuja receita cresceu 21,2%, está entre os principais setores em crescimento, que apresentaram maior desenvolvimento no período. Esse bom desempenho está relacionado à continuidade de vendas no salão e via delivery. Além disso, operações em rua representam mais da metade dos pontos de venda de franquias e as localizadas em shoppings voltam a ganhar participação.

De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “esse crescimento superior a 17% é a melhor performance já registrada em um primeiro trimestre do ano, marcando mais uma vez a trajetória de recuperação do setor de franquias, já pontuada nos estudos anteriores. Ficam sinalizados também os avanços dos players do setor com mais investimentos na digitalização dos negócios, omnicanalidade, em fazer mais com menos, mantendo ganhos de escala, entre outros fatores”.

Alguns desafios se mantêm, como uma gestão simplificada de abastecimento e preços competitivos de mercado. Por isso, contar com uma plataforma de abastecimento completa é fundamental para o desenvolvimento de uma franquia no ramo de alimentação, que auxilie na agilidade dos processos, pode torná-los cada vez mais eficientes.

Se você é um franqueador ou franqueado e busca aprimorar o abastecimento do seu negócio, nós da pode te ajudar, com um sistema completamente digital, que vai facilitar a sua logística, evitando rupturas de estoque. Clique aqui e saiba mais!

busca