Como preparar sua rede de varejo para as tendências globais de 2023?

15 de fevereiro de 2023

A NRF de 2023, principal evento de varejo do mundo, organizado pela National Retail Federation, trouxe um novo olhar para as lojas físicas voltadas às experiências do consumidor, uso de dados e sustentabilidade.

Embora o uso da tecnologia tenha alto potencial para o impulsionamento dos negócios, os consumidores são cada vez mais estimulados por conexões emocionais com as marcas. Por isso, é fundamental ter um olhar voltado às experiências.

Durante 3 dias, Nova York foi palco das principais tendências do varejo, que devem impactar o Brasil ainda este ano. Estudar tendências e entender o comportamento de consumo são os princípios para inovar na área varejista.

Automação Autêntica

Um dos pilares da estratégia de fortalecimento da jornada de compra é desenvolvido dentro da automação autêntica, que incorpora tecnologias, como inteligência artificial e robotização no dia a dia. Hoje, 85% da nova geração está pré-disposta a aderi a estes modelos tecnológicos.

Orçamento

De acordo com o Economic Outlook 2023, levantamento da Mastercard, em setembro de 2022 os consumidores brasileiros aumentaram em 22,1% suas compras em supermercados, na comparação com setembro de 2019. Diante das pressões globais, as pessoas começam a querer efetuar compras mais inteligentes e sustentáveis.

Eco Economic

O consumidor está cada vez mais orientado a sustentabilidade. Um dado mostrado pela AdWeek relevou que os jovens tentam conciliar a autoexpressão com o repúdio ao descarte.

De volta a rotina

O consumidor volta aos seus canais, por isso, apesar da alta digital, as lojas físicas voltaram ao pico pré-pandemia. É necessário trazer diversão e engajamento, a fim de desenvolver o senso de normalidade, pois somente através das experiências é que os clientes criam vínculos afetivos com as marcas.

Jovem e disruptivo

Com mais poder de consumo, a geração Z, que hoje representa 25% da população, passa a conquistar sua independência financeira. Em outras palavras, esses consumidores buscam por conteúdos reais e relevantes, além de marcas que compartilhem os mesmos valores e princípios. Garantir experiências exclusivas é um dos fatores que atrai e retém os clientes. Por isso, possuir presença multicanal proporciona um aumento de 6 pontos percentuais nas vendas do setor de food.

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