Como as Redes de Food foram Impactadas na Pandemia

30 de agosto de 2022

O food service foi um dos setores mais impactados pela pandemia. No ano de 2022 esse setor passa a ter saldo positivo, segundo dados de entidades.

Pela primeira vez desde o início da pandemia, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgou que mais empresas declararam lucro do que prejuízo: 34% contra 31%, respectivamente. Outro índice positivo é o fechamento do semestre de 2021 com crescimento real estimado em 3% em relação ao mesmo período de 2019, pré-pandemia.

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) relatou o aumento da participação do food service nas vendas da indústria de alimentos e bebidas. Depois de uma queda de 24% em 2020, o setor cresceu 26% em 2021, somando o faturamento de R$176,3 bilhões.

O estudo da Abrasel mostra que, na base da pirâmide, 80% das empresas faturam menos que R$20 mil por mês. Muitos fecharam as portas (335 mil bares e restaurantes entre 2020 e 2021) e outros operam endividados – 48% das empresas enquadradas no Simples estão com contribuição em atraso.

Lidar com dívidas, inflação, alta dos insumos, do combustível, da energia elétrica, entre outros desafios, ainda vai demandar muito jogo dos gestores.

Conhecer os critérios dos clientes para uma boa experiência no food service é importante para o gestor apostar em boas estratégias e atrair o público de volta para seu estabelecimento.

A pesquisa O Futuro do Food Service, realizada pela Fispal Food Service e FGV Jr., revela que as características mais atraentes para o consumidor que frequenta o restaurante são qualidade da comida (71,13%), preço (56,5%) e qualidade do serviço (43,75%).

Apesar de ter sido fortemente afetado pelas altas dos preços e baixa demanda, o setor de food service também encontrou novos meios para sobreviver a crise imposta pela pandemia, se tornando um dos principais produtos consumidos pela população em época de isolamento, como o delivery.

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