Como ajudar seus franqueados a ganhar escala de crescimento e ainda expandir a sua rede?

17 de agosto de 2022

Existem vários pontos relacionados ao sucesso de uma rede de franquia de food service, como qualidade dos produtos usados, atendimento, ética, mas um que muitos não pensam e está diretamente ligado, é o sistema de abastecimento.

Pode não parecer, mas quando o seu sistema de abastecimento não é eficiente e organizado, a sua marca sofre, assim como todos os seus franqueados

O pré-requisito básico para transformar o negócio em uma rede de franquias é ter um modelo de sucesso. Ou seja, um negócio no qual o empresário já tem domínio da operação, tem processos bem definidos, é rentável, tem reconhecimento do seu consumidor e ainda o desejo de expandir e a consciência de que será necessário investir para estruturar o modelo de franquias e manter uma estrutura de suporte aos franqueados. É ter uma marca eficiente e rentável.

Parte do suporte que o franqueador pode dar ao seu franqueado, é a organização na hora do abastecimento.

O abastecimento tem um papel importante no controle do CMV (Custo de Mercadoria Vendida), que é um dos principais indicadores para avaliar o lucro real de uma mercadoria ou do negócio na totalidade. No franchising, ele pode ser muito útil na gestão de estoque e na otimização de compra e vendas de mercadorias.

Quando há gastos a mais com a reposição de insumo, logo impacta no preço da mercadoria vendida, o que desestabiliza o CMV, porque clientes não querem pagar tão caro em algum produto, ainda mais se for no ramo do food service. Mais gastos com reposição de estoque, desperdício de insumos e descontrole financeiro são os primeiros passos para a ruína de um negócio.

Ter o controle do estoque traz a segurança de um processo de produção tranquilo e sem surpresas, tanto para você, franqueador, quanto para seu franqueado. Para isso, existem alguns meios de abastecimento que podem ser aplicados, um deles é o digital.

Através do abastecimento digital, por exemplo, você pode cadastrar todos os fornecedores oficiais da sua marca, disponibilizando para que seus franqueados tenham acesso onde quer que estejam.

Com abastecimento e compras digitais, seus franqueados possuem:

  • Controle do CMV
  • Controle de reposição de insumos
  • Otimização de desperdício
  • Reposição programada
  • Competitividade de preços
  • Facilidade de acesso às marcas utilizadas
  • Delivery
  • Crescimento da marca

 

A organização na hora do abastecimento é a chave para o sucesso da sua franquia. E você pode obter tudo isso através da plataforma de abastecimento digital da 6place, ela é segura e prática, tudo isso com apenas alguns cliques pelo celular.

busca