Existem vários pontos relacionados ao sucesso de uma rede de franquia de food service, como qualidade dos produtos usados, atendimento, ética, mas um que muitos não pensam e está diretamente ligado, é o sistema de abastecimento.
Pode não parecer, mas quando o seu sistema de abastecimento não é eficiente e organizado, a sua marca sofre, assim como todos os seus franqueados
O pré-requisito básico para transformar o negócio em uma rede de franquias é ter um modelo de sucesso. Ou seja, um negócio no qual o empresário já tem domínio da operação, tem processos bem definidos, é rentável, tem reconhecimento do seu consumidor e ainda o desejo de expandir e a consciência de que será necessário investir para estruturar o modelo de franquias e manter uma estrutura de suporte aos franqueados. É ter uma marca eficiente e rentável.
Parte do suporte que o franqueador pode dar ao seu franqueado, é a organização na hora do abastecimento.
O abastecimento tem um papel importante no controle do CMV (Custo de Mercadoria Vendida), que é um dos principais indicadores para avaliar o lucro real de uma mercadoria ou do negócio na totalidade. No franchising, ele pode ser muito útil na gestão de estoque e na otimização de compra e vendas de mercadorias.
Quando há gastos a mais com a reposição de insumo, logo impacta no preço da mercadoria vendida, o que desestabiliza o CMV, porque clientes não querem pagar tão caro em algum produto, ainda mais se for no ramo do food service. Mais gastos com reposição de estoque, desperdício de insumos e descontrole financeiro são os primeiros passos para a ruína de um negócio.
Ter o controle do estoque traz a segurança de um processo de produção tranquilo e sem surpresas, tanto para você, franqueador, quanto para seu franqueado. Para isso, existem alguns meios de abastecimento que podem ser aplicados, um deles é o digital.
Através do abastecimento digital, por exemplo, você pode cadastrar todos os fornecedores oficiais da sua marca, disponibilizando para que seus franqueados tenham acesso onde quer que estejam.
Com abastecimento e compras digitais, seus franqueados possuem:
- Controle do CMV
- Controle de reposição de insumos
- Otimização de desperdício
- Reposição programada
- Competitividade de preços
- Facilidade de acesso às marcas utilizadas
- Delivery
- Crescimento da marca
A organização na hora do abastecimento é a chave para o sucesso da sua franquia. E você pode obter tudo isso através da plataforma de abastecimento digital da 6place, ela é segura e prática, tudo isso com apenas alguns cliques pelo celular.