Muitos donos de negócios entendem o estoque e abastecimento como sinônimo de gastos e perda de tempo para os processos realmente importantes para a empresa, esse entendimento está completamente errado. O abastecimento, assim como compras, é o centro nevrálgico da loja e pode impactar diretamente a operação. Então, se controlado e bem gerenciado, o abastecimento pode ajudar a empresa a gerar receitas e a cortar custos desnecessários.
O abastecimento precisa ser rápido e eficiente
Ter o abastecimento em dia faz com que a sua marca de food service seja mais eficiente, além de poupar tempo e dinheiro resolvendo essa questão de última hora em locais impróprios para tal.
Além de rápida, o abastecimento precisa ser eficaz, o que ajuda na otimização dos processos. Existem sistemas que podem te ajudar com isso. Porém, os sistemas de gestão não fazem tudo sozinhos.
A qualidade do abastecimento depende diretamente do envolvimento da equipe com essa atividade. Todos devem estar treinados e capacitados para exercerem uma função durante a reposição, seja durante o levantamento de dados sobre os produtos, seja no transporte até o local ou na reposição direta.
A importância do abastecimento do estoque
Erros que derivam da falta de um controle de abastecimento correto afetam diretamente a reposição de mercadorias nas quantidades certas, além dos valores dentro do orçamento. Sem informações corretas sobre a movimentação dos produtos é impossível executar uma atividade de reposição qualificada e ativa.
A principal fonte de informações para o controle é o inventário. Realizando periodicamente a contagem de produtos, o empreendedor consegue garantir que os dados presentes no sistema de gestão estejam corretos, favorecendo a reposição correta.
O abastecimento eficiente garante a satisfação do cliente
Além de toda a importância dessa atividade para a gestão, a reposição também é eficiente para garantir que os consumidores que frequentam sua marca estejam satisfeitos.
Com a competitividade que se apresenta atualmente no mercado, buscar alternativas para garantir a satisfação do cliente, evitar perdas de produtos, rupturas e prejuízos é a forma do franqueador garantir o bom funcionamento da sua empresa e assim, bons resultados no final do mês.
Há maneiras eficientes, rápidas e seguras de fazer a reposição de insumos, uma delas é pela plataforma digital da 6place, onde todos os fornecedores já estão cadastrados, basta pedir com alguns cliques e programar a sua entrega. Não é necessário correr para comprar insumos de última hora em lugares em que os preços acabam sendo abusivos. Na plataforma da 6place você encontra preços competitivos para manter o controle financeiro de sua marca.