A importância de armazenamento em 3 temperaturas

31 de agosto de 2022

Que o estoque é uma das principais partes para o sucesso de uma rede de food service, já sabemos. Mas existem alguns tipos de insumos que precisam de temperaturas específicas para se manterem nos padrões exigidos.

Antes de chegar ao seu resultado final de preparo, os alimentos passaram por diversos processos e para que esses processos sejam conservados, alguns passos de armazenamento são necessários para que esses insumos não sejam prejudiciais à saúde.

Além dos  motivos citados acima, existem outras razões para fazer o bom armazenamento de alimentos em 3 tipos de temperaturas, sendo elas: ambiente, congelada e super congelada.

O primeiro deles é o desperdício relacionado à sustentabilidade. A produção de alimentos é algo que consome muitos recursos naturais, principalmente água e energia, incluindo também os danos ambientais causados pelo uso de agrotóxicos.

O segundo motivo para armazenar corretamente os alimentos é a saúde. Os alimentos, quando bem conservados, mantêm suas qualidades e características nutricionais, contribuindo com a boa saúde e o bem estar.

No entanto, quando são mal conservados, eles agridem a saúde e podem provocar intoxicação alimentar, provocada, sobretudo, por bactérias e fungos que se desenvolvem na comida.

O terceiro motivo é o econômico. O armazenamento correto de alimentos pode contribuir positivamente para o seu bolso. Faça as contas e coloque no papel o valor de cada alimento jogado fora. Você vai notar o tamanho da economia.

 

Armazenamento em congelado e supercongelado

O congelamento de alimentos diminui a degradação transformando a umidade restante em gelo, dificultando o desenvolvimento da maioria das espécies bacterianas. Na indústria de produtos alimentícios, existem dois procedimentos: mecânico e criogênico (ou congelamento de faixas).

A energia de congelamento é fundamental para proteger a qualidade e a superfície dos alimentos. O congelamento mais rápido produz pequenas pedras de gelo e mantém a estrutura celular original dos alimentos. O congelamento criogênico é a inovação de congelamento mais rápida, acessível devido à temperatura de nitrogênio líquido muito baixa −196 ° C (−320 ° F).

 

Armazenamento em temperatura ambiente

o armazenamento de alimentos à temperatura ambiente, os locais onde se encontram deverão ser mantidos secos. No caso de se tratar de uma despensa, por exemplo, deve estar limpa e sem resíduos, de forma e evitar a presença de animais como insetos ou roedores. As portas de acesso devem ser mantidas fechadas e a disposição dos produtos deve ser organizada, com uma separação clara entre os produtos para consumos e os produtos de higiene.

A plataforma digital de abastecimento da 6place oferece abastecimento de insumos para food service nas três temperaturas necessárias, porque além do armazenamento precisar ser em temperaturas corretas para cada tipo de alimentos, é necessário que o transporte até a seu estabelecimento também seja feito na temperatura correta.

busca