5 Dicas para Melhorar o Abastecimento da sua Franquia de Food

05 de setembro de 2022

O abastecimento é o coração de um negócio, principalmente para as redes de food service que lidam com grande quantidade de alimentos perecíveis.

Cuidar do abastecimento é um dos principais pilares para o sucesso de sua franquia e existem diversos elementos que podem te ajudar nisso.

Quando há o descontrole do abastecimento, problemas começam a surgir e são esses problemas que podem causar a falência de seu negócio.

Para evitar dores de cabeça listamos 5 principais dicas de ouro para melhorar a gestão do seu abastecimento

 

  1. Comprar com previsibilidade

A compra em excesso traz risco de vencimento da validade dos produtos, necessidade de mais espaço para armazenamento, dificulta a realização de inventário, além de paralisar o capital de giro. Por isso, é necessário saber comprar o suficiente para atender a demanda da sua loja.

Lembre-se, comprar mais que o necessário é sim um problema, mas comprar a menos também é.

2.    Fazer inventários periódicos

Com uma conferência periódica você evita possíveis falhas operacionais. Não há como deixar de verificar as divergências entre o abastecimento do estoque no sistema e a quantidade presente no estoque físico da sua franquia.

3.    registrar todas as movimentações

Registrar todas as saídas ou entradas gera consistência no controle do abastecimento, o que possibilita comprar aquilo que é realmente necessário para a semana.

A gestão de abastecimento é baseada em processos operacionais sistemáticos, isto é, depende de processos que devem ser realizados com disciplina e consistência pelos funcionários da loja, além do apoio de um bom software de gestão.

O abastecimento é o resultado de movimentações, seja de saída ou de entrada, portanto, deixar de registrar essas movimentações acarretará em uma falha nessa área e, consequentemente, em prejuízos para o seu negócio.

 

4.    Cadastrar produtos e detalhar a sua descrição

Cadastrar um produto com a descrição completa facilita sua busca e consulta. Caso não haja o código do item para fazer a movimentação, corre-se o risco de não lançar o item correto e gerar uma baixa para outro produto.

 

5.     Realizar as conferências nas entradas

 

Conferir a entrada no ato do recebimento certifica que a quantidade constante na nota fiscal é a mesma recebida pelo conferente para dar entrada na unidade. Então, além de evitar fraudes, o controle de abastecimento ficará correto.

Para incrementar ainda mais o sucesso da sua franquia através do abastecimento, você pode utilizar da plataforma digital de abastecimento da 6place, onde você realiza a compra do que precisa em poucos cliques seus produtos. É possível agendar entregas para agilizar o processo de abastecimento, dando praticidade, segurança e facilidade.

busca